Cuidados

ESQUADRIAS:
  Deve-se tomar cuidado com relação a batidas de portas. Além de causar trincas de madeira e na pintura, poderão causar danos aos revestimentos das paredes e danificar também a fechadura;

  Não aplique produtos abrasivos nas fechaduras e ferragens, utilize apenas uma flanela paralimpeza;

  Lubrifique periodicamente as dobradiças e fechaduras com pequena quantidade de grafite empó. Isso manterá sempre perfeito o seu funcionamento. Utilize óleos lubrificantes, somente nos rolamentos das roldanas;

  Mantenha sempre protegida sua esquadria, com vernizes e tintas de boa qualidade, para que tenham uma longa vida útil. (sugestão: verniz marítimo da sayerlack, usado em embarcações)

 

PORTAS:
  Se a porta for de madeira de lei, pode ficar sem acabamento, ao natural, bastando lixar e aplicar cera de carnaúba e, posteriormente, lustra-móveis para conservação; ainda neste caso, é conveniente aplicar um produto selante (base para os acabamentos, atuando como impermeabilizante), que veda os poros da madeira, ajudando a proteger contra intempéries.

  Uma alternativa para o acabamento é a aplicação de verniz, fosco ou brilhante.

  Para colorir, as tintas do tipo látex acrílico são uma ótima opção, pois filtram os raios ultravioleta. Há ainda a possibilidade de usar verniz com pigmento à base de anilina diluída.

  A aplicação de laca confere à madeira um aspecto plastificado ou até marmorizado, dependendo do tipo de trabalho.

  Num efeito diferenciado, a madeira clareada ou escurecida é fácil de obter. Para clarear, emprega-se ácido muriático, cloro ou água oxigenada. Betume misturado a um produto selante, extrato de nogueira ou cera de carnaúba escurecem o material. Em qualquer um dos processos, o produto deve ser aplicado com suavidade e de maneira uniforme, a não ser que o desejado seja o efeito manchado. Nesse caso, a aplicação é feita com pincéis ou estopa.

  Outra opção de acabamento é revestir com laminado melamínico, de fácil manutenção.

  Para a colocação de vidros, deve-se preferir os temperados.
Portas em madeira de boa qualidade dificilmente irão apresentar problemas com cupins, pois, além de sua própria resistência natural, é provável que tenham passado por tratamentos preventivos. Se apesar disso a peça for atacada por esses insetos, a saída é a aplicação de inseticidas com pincel ou por injeção.
Fonte: Revista Arquitetura & Construção - mar/93.

 
Portas de
excelente qualidade
Confira!!!
 
 
 
R. Vicenzo Gallicchio, 45. Jardim Vila Nova. Porto Alegre/RS :: (51) 3239.8384 - 9408.7868 - 8522.3785